O livro Água Para Elefantes, de Sara Gruen, nos conta a estória de Jacob Jankowski, um idoso entre 90 e 93 anos (ele não sabe a sua idade ao certo), que se encontra em uma casa de repouso. Jacob narra o período da sua vida em que trabalhou no circo dos Irmãos Benzini. Tudo aconteceu quando seus pais faleceram em um acidente de carro e ele se viu obrigado a desistir da faculdade de veterinária.
Desnorteado e sem saber que rumo dar a sua pobre vida, Jacob, com 23 anos de idade, pulou em um trem em movimento e descobriu ter embarcado no Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Como ele possui conhecimentos em veterinária, é logo contratado por Tio Al, diretor do circo, e August, chefe do setor de animais, para cuidar dos animais do circo. No circo, Jacob faz amizade com Camel, um senhor já bem idoso, e com o anão Walter, que se tornam os seus grandes amigos.
Ele também conhece mais a fundo as personalidades de Tio Al, uma pessoa tirana e egoísta, que joga trabalhadores do trem em movimento para não pagar os seus salários, e August, totalmente bipolar e esquizofrênico, que vai da raiva a meiguice em minutos. August é casado com Marlena, estrela do número de cavalos, e é por ela que Jacob se vê perdidamente apaixonado. Mas essa paixão despertará a raiva de August, que irá descontar sua fúria em todos que estiverem em sua frente.
Nesse ínterim, surge no circo, uma personagem cativante e super fofa: a elefanta Rosie. Rosie é tachada de estúpida e burra, por não conseguir ser adestrada, mas desperta o carinho e amor de Jacob, que vê na elefanta uma grande amiga e companheira. August maltrata e agride Rosie de todas as maneiras, utilizando um fustigador para isso, e ninguém consegue impedir as suas atrocidades com o animal.
Não consegui conter as lágrimas ao presenciar o sofrimento de Rosie, que era muito maltratada por August. E confesso ter dado boas gargalhadas também com as peripécias dessa elefanta brilhante. O romance de Jacob e Marlena é tenso, marcado pelas maldades de August, e ao mesmo tempo, sublime, pois o amor é o que os alimenta e os nutre de coragem para seguir em frente, apesar de tudo.
Um livro maravilhoso e que com a mais absoluta certeza, entrou para a lista dos meus favoritos. A autora criou uma trama repleta de detalhes e bem envolvente, se inspirando em histórias reais sobre o mundo circense. O livro é narrado em primeira pessoa por Jacob, e nos revela todos os momentos importantes da sua vida, incluindo a sua primeira vez e alguns detalhes bem apimentados, e sobretudo, de vergonha do rapaz. A linguagem é bem voraz, marcante, e muitas vezes, bem violenta. Recomendo a todos!
Eu amei esse livro!
ResponderExcluirÉ realmente muito lindo e confesso que também chorei, heheh
beijocas
Já vi várias resenhas positivas sobre esse livro, mas sei lá... nunca me deu vontade de ler.
ResponderExcluirAgora tem o filme não é? (tô super por fora. Se não existir filme me ignore HUAHUAH).. se existir o filme, vou assistir primeiro.. Aliás, vou só assistir nem iria ler haha.
Adorei a resenha (:
Beijos.
Oi Nessa, eu já não achei o livro tãão bom assim, a leitura para mim foi arrastada mas o Jacob é um protagonista maravilhoso.
ResponderExcluirBeijos
Ai Nessa, eu tbm li o livro e amei...
ResponderExcluirÉ uma história arrebatadora.
Ótima resenha.
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros
Eu comecei a ler esse livro, mas terminar deixando ele pra lá porque chegaram uns bens mais legais aqui em casa, risos. Gostei bastante da narrativa dele e da história, principalmente e pretendo voltar a ler o mais rápido possível :D
ResponderExcluirBeijinhos,
Kaká xxx
não li o livro, mas vi o filme e é maravilhoso!!!!
ResponderExcluirbeijos
Bah, fiquei bem curiosa para ler o livro.Parece ser bom mesmo =)
ResponderExcluirBjs
Eu quero MUITO ler esse livro.
ResponderExcluirEle tá lá no finalzinho da minha lista, mas acho que vou passá-lo pra frente.
Adorei a resenha.
Beijo
Amanda
Amanda's World
Ai Nessa, este livro é realmente um dos meus super desejados, mas cm estou sem possibilidades de comprá-lo tão logo, tive que correr p ver o filme, nao me aguentei credita..Chorei horrores com o filme, imagina com o livro que tem muito mais detalhes? Já viu né.
ResponderExcluirSua resenha ficou ótima! Bijinhos
Comprei esse livro mas ainda não tive tempo de ler. Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirEu quero muito ler esse livro, sua resenha tá bem legal também, eu vi uns comentários dele de algumas pessoas que são contra o mau trato de animais e achei interessante a abordagem dessa tema no livro.
ResponderExcluirUm dia eu compro ele (sem a capa do filme). =)