Home Editoras Blogs Blogueira Contato

05/07/2011

ENTREVISTA: Suely Buriasco, autora de Uma Fênix em Praga

Boa tarde pessoal! A escritora Suely Buriasco, autora do livro Uma Fênix em Praga, concedeu uma entrevista exclusiva para o blog Nessa News. Confiram!

SOBRE A AUTORA:

Suely Buriasco nasceu em 24 de setembro de 1963, formou-se em Estudos Sociais, é pós-graduada em Docência Superior e Mediação de Conflitos, e há mais de quinze anos é articulista em jornais, onde aborda temas que incentivam as pessoas a buscarem autoconhecimento, equilíbrio e sabedoria. Estreia no mercado editorial com Uma fênix em Praga, seu primeiro romance, enquanto já pensa em outros projetos para o futuro.


ENTREVISTA:

Como surgiu a ideia de se tornar escritora?

Posso dizer que é um sonho de infância, pois, desde muito cedo eu dizia que escreveria um livro. Escrever sempre foi importante para mim. Um dia fui convidada a escrever para um jornal e, então, não parei mais.

Qual foi a sua inspiração para escrever Uma Fênix em Praga?
Uma fênix em Praga surgiu a partir de uma viagem que fiz à República Tcheca que me deixou totalmente encantada pelo lugar e pela história daquele povo. Então decidi fazer um paralelo entre essa realidade e uma ficção baseada na estória de uma mulher que busca por respostas; a finalidade é de levar uma mensagem de reflexão sobre problemas comuns da existência humana e a capacidade que temos em superá-los.

Você enfrentou muitas dificuldades para publicar o seu livro?
Penso que tudo o que se constrói na vida é feito com grande esforço e paciência. Esforço para fazer a parte que lhe compete  

e paciência para saber esperar que as coisas aconteçam, pois para tudo existe um momento certo. Claro que não foi diferente com a publicação de meu livro; tive que abrir espaço para ele, apresentei-o a várias editoras e em menos de um ano tive uma resposta positiva da Novo Século Editora. 



Quais são os seus autores favoritos?
Leio muito e sempre me embaraço para responder essa pergunta, pois, admiro vários escritores de diferentes estilos. Sou encantada por Monteiro Lobato; Machado de Assis me causa incômoda sedução e Franz Kafka é um enigma que me persegue. Sou apaixonada pelos romances de Sidney Sheldon e Javier Moro; leio com frequência Augusto Cury e Lya Luft. Poderia continuar essa lista por várias linhas terminando sempre por acreditar que não fiz jus a alguém. 




Quais são os seus livros prediletos?

Assim como com os autores, sou muito eclética na seleção dos livros que gosto. Preciso citar “Confissões de Narizinho” até porque foi o primeiro livro que li. “Perdas e Ganhos” e a coleção “Análise da Inteligência do Cristo” me inspiraram muito; assim como me deleitei em “Se houver Amanhã”. Também aprecio biografias romanceadas como Paixão Índia e O Sari Vermelho. Mas não poderia deixar de citar “Uma fênix em Praga” que é “a menina dos meus olhos”.




Você teve alguma influência musical para escrever o livro?

Gosto muito de Mozart, já li várias biografias desse gênio e suas músicas me fascinam. Como ele esteve em Praga e lá compôs ricamente, além de ser um exemplo de superação como ser humano, considero suas composições minha inspiração musical em Uma fênix em Praga. 




Quais são os seus projetos futuros?

Meus projetos estão focados basicamente na busca de renovação e crescimento pessoal; nesse sentido tenho um segundo livro com lançamento planejado para março do próximo ano e outro já iniciado também. Conhecedora das limitações de meu ser; aspiro colocar cada vez mais pedrinhas na edificação de um mundo mais feliz para todos.




Deixe um recado para os seguidores do Nessa News.
A vida é um presente de valor inestimável, vivê-la a cada dia com mais alegria e disposição é o mínimo que podemos fazer por nós mesmos. Se você tem um sonho lute por realizá-lo, se não tem nenhum precisa buscá-lo através do autoconhecimento. O que é imprescindível é ter metas positivas na vida!



Um comentário:

  1. Gostei muito da autora e das respostas!
    Quanto ao nome do livro, achei lindo! Ainda mais por toda simbologia por trás da "Fênix"!
    Beijos!

    ResponderExcluir