Home Editoras Blogs Blogueira Contato

29/05/2011

RESENHA: A Mulher do Viajante no Tempo - Audrey Niffenegger

O livro A Mulher do Viajante no Tempo, de Audrey Niffenegger, nos conta a estória do bibliotecário e viajante no tempo Henry De Tamble e da estudante de arte Claire Abshire que se conhecem em vários períodos de tempo, entre presente, passado e futuro. A primeira vez que Claire conheceu Henry, ela tinha apenas 6 anos de idade e Henry estava nu no jardim da casa de seus pais, pois quando ele viaja no tempo, não pode levar nada de material junto com ele. Henry tem um distúrbio grave que o faz mudar de local e época, viajar no tempo, e ir parar em lugares inusitados como prisões e outros, totalmente pelado.


Esse "dom" de Henry também lhe dá a capacidade de conhecer fatos do futuro e ter conhecimento de muitas coisas avançadas para determinadas épocas. Conforme o tempo vai passando, Claire vai amadurecendo e descobre que está apaixonada por Henry e o romance começa. Claire e Henry se casam, mas a situação dele não muda e ela se sente muito solitária.

Devido a solidão, Claire quer ter um filho, mas Henry não concorda. Ela tenta engravidar várias vezes, tendo vários abortos, até que consegue e dá a luz a Alba, que herda o mesmo dom de Henry: é viajante do tempo. Esse fato preocupa muito o casal.


A estória se passa nos dias de hoje, mas tem vários períodos entrelaçados, como 1991, 1976, 1986 até 2000. A trama é narrada tanto do ponto de vista de Claire quanto o de Henry, deixando bem claro os sentimentos dos dois personagens. Eles enfrentam muitas dificuldades devido a ausência repentina de Henry e os amigos do casal chegam a comentar que a história deles é semelhante a do Superman e de Lois Lane, com a diferença de que Claire está a par da situação.


A trama tem muitos pontos de humor e Alba, a filha do casal, é um elemento muito importante na estória, esbanjando curiosidade e esperteza. Tem alguns momentos que as viagens de Henry ficam muito confusas, mas creio que é uma tática da autora para que possamos nos colocar na pele do personagem. Descobri que tem um filme homônimo baseado nesse livro, mas ainda não assisti para ostentar a minha opinião. Gostei do enredo, achei a temática diferente e afirmo que vale a pena conferir!

11 comentários:

  1. Eu não li o livro mas assisti o filme e chorei horrores =P
    A história do Henry e da Claire é linda ^^

    teh mais

    ResponderExcluir
  2. Oi florzinha, não conheço o filme e ainda não tive oportunidade de ler o livro, mas desde de já garanto que esta na lista!! hihih

    Eu adorei a temática, esse jogo de passado e futuro, torna a particularmente mais cativante particularmente adoro.

    ótima semana pra ti!!
    Bjinhossss

    PRIS

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, gostei da sua resenha. Já vi que tem filme desse livro, mas nunca assisti nem li. Boa resenha (:

    Beijos, Juliana.
    Princess Teens

    ResponderExcluir
  4. eu sempre vejo esse livro e morro de vontade de comprar!

    Agora deu vontade de ler.. adorei sua resenha, beijos!

    divertletras

    ResponderExcluir
  5. Não li esse livro ainda, mas li várias resenhas e todas são bem positivas! Espero em breve poder ler esse livro, porque sua resenha me encheu os olhos, bjinhos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!

    Não li o livro tbm, nem assisti ao filme (mas o nome do filme em português ficou diferente se não me engano) ficou algo como Te Amarei Para Sempre...
    A resenha ficou boa, mas você poderia ter entrado em mais detalhes, fiquei curiosa! ^^
    Vc sabe quanto ele tá custando em média? e quantas páginas tem?
    =)
    Bjoks
    Por Trás das Letras

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani! Eu não sei o valor do livro porque li em e-book. Quanto aos detalhes, eu prefiro não destacar muito pra não soltar spoiler. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. O LIVRO É SUPER DESEJADO adorei a resenha foi bem elaborada

    ResponderExcluir
  9. Corre para assistir ao filme que é igualmente perfeito.....
    e até recomendo que as pessoas assistam ao filme antes de ler.. para poder 'entender' melhor as viagens de Henry.. pois no livro .. de cara fica meio confuso.. eu me perdia toda hora com as datas rs rs..
    mas me emocionei bastante nos 2.. e foi um dos melhores livros que já li

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Havia tempos que li resenhas sobre este livro, porém não me interessei a leitura. Depois de ler sua resenha confesso que adicionei-o a minha lista de futuras leituras. A temática parece ser boa, parece ter um toque de Ficção Científica. O filme, não sei ao certo se assistirei antes de ler. Já que gosto de ler antes de assistir. Enfim, parabéns pelo Blog. Mas uma vez influenciado em minhas leituras.

    ResponderExcluir
  11. Nessa, o filme é mt bom!!!

    Cmg foi o contrário, pq soube depois q existia o livro... rs.

    ;)

    bjs***

    ResponderExcluir