Home Editoras Blogs Blogueira Contato

24/07/2011

RESENHA: Uma História em Cinco Vozes - Lima Neto

O livro Uma História em Cinco Vozes, de Lima Neto, é composto por 20 contos que mesclam o relacionamento do homem com a natureza e com si próprio, muitas vezes narrados através de fábulas. Os títulos dos contos são: O Menino que Nada Via, O Campo de Flores, Entre Lágrimas e Risos, A Menina e seu Tesouro, As Pessoas que tinham Pressa, Um Dia de Celebridade, O Pássaro em sua Gaiola, Uma História em Cinco Vozes, O Pássaro de Penas Douradas, Uma Nuvem no Deserto, A Lagarta e a Borboleta, A História de Um Girassol, A Montanha e o Pássaro, O Rei do Castelo de Névoa, Homens do Mar, Folhas Secas no Outono, A Rocha, Um Homem em sua Escalada, A Flor e O Jardim da Amizade. Cada conto, além de ser reflexivo e abordar o cotidiano, é acompanhado por uma ilustração singela que condiz com o tema abordado.


O conto que dá título ao livro, Uma História em Cinco Vozes, como o próprio título sugere, é narrado por cinco vozes: o rio, o homem, a flor, a mulher e a nuvem de chuva. Ambos contam a mesma a trama, através do seu ponto de vista e envolvimento no enredo., com uma narrativa sensível e emotiva.


Outro conto que vale a pena ressaltar é Entre Lágrimas e Risos, que conta a estória de uma garotinha que se encanta com a alegria e a vivacidade de um palhaço e acaba tendo uma grande descoberta.


Lima Neto consegue empregar as palavras com maestria, criando profunda emoção nos diálogos de seu livro, mesmo que este seja feito com seres inanimados como flores, nuvens e outros. Seus contos fluem de uma forma gostosa e singela, com uma escrita leve e simples. Recomendo a todos!


8 comentários:

  1. Gosto bastante de livros de conto e esse parece ser muito bom, íncrivel que eu ainda não tinha ouvido falar sobre esse autor.
    Bjimmm
    http://epilogosyfinais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, nunca havia ouvido falar desse livro e pra falar a verdade não sou muito chegada a livros de contos... ;x

    Acho que são meio chatinhos de lê, apesar de já ter lido alguns...

    Beijoos;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua resenha! Nunca ouvir falar desse livro também =S Tem contos que são muito bons de ler, porém, há aqueles que são muito 'complexos', subjetivos... aí não tenho paciência mesmo de ler =/ Infelizmente, acho que não leria esse livro que você indicou :(

    Beijoos;*
    Fran.
    http://blogdeliriosdeconsumo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa :)

    tenho o livro Espelho Quebrado do Lima Neto, mas ainda não o li, falam que é mto bom!!

    Adorei a resenha ^^

    Beijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  5. Deve ser muito bom esse livro, gostei da sua resenha.

    Bjs...
    http://assuntosobrelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros de contos! E esse parece ser bem poético com essas "cinco vozes", soa muito bonito mesmo.
    gostei do blog ^^

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Pode parar... Se eu continuar a ler resenhas de livros maravilhosos, não vou dar conta de todos os livros que quero ler, rs!
    Lá vou eu colocar esse também na minha estante do Skoob, bjs!

    ResponderExcluir