O livro Morte e Vida de Charlie St. Cloud, de Ben Sherwood, nos conta a estória dos irmãos Charlie e Sam, que são super amigos e unidos. Em uma trágica noite, eles estão voltando para casa quando o carro deles é atingido na ponte do rio Saugus. Os bombeiros tentam de tudo para resgatá-los com vida, mas apenas Charlie sobrevive, de uma forma milagrosa.
Após a morte do irmão, Charlie acaba adquirindo um dom especial: ele consegue manter contato com o espírito de Sam, dialogando e até mesmo brincando com o irmão. Para ter um contato mais amplo com Sam, ele decide trabalhar no cemitério onde ele está enterrado, e todo dia, no cair da tarde, eles se encontram para arremesso de bola e conversarem. Esse ritual que acontece diariamente, já possui 13 anos desde o falecimento de Sam.
A rotina deles muda de figura quando Charlie conhece a jovem e bela velejadora Tess Carroll, que treina constantemente para dar a volta ao mundo com o seu veleiro. Durante um de seus treinos, o barco de Tess é atingido por uma forte tempestade , e é esse infortúnio que a coloca na vida de Charlie. A ligação de Charlie com Tess irá colocá-lo na berlinda entre a vida que leva e o futuro que pode ter, além de fazê-lo correr contra o tempo e acreditar ainda mais em milagres...
O livro de Ben Sherwood é puramente dotado de sentimentos, entre eles o amor. Não me refiro apenas ao amor entre um homem e uma mulher, mas o amor que une dois irmãos, um elo indestrutível e que se mostra mais forte do que a morte. A relação de Charlie e Sam é linda e de uma cumplicidade infinita. Os sentimentos que os irmãos nutrem um pelo outro são intensos, e a narrativa de Ben deixou esse sentimentalismo praticamente palpável ao leitor.
O relacionamento de Charlie e Tess também é muito fofo e um verdadeiro encontro entre almas gêmeas. Logo no primeiro momento em que se conhecem, uma magia formidável os domina, e a atração é mútua e perfeita. Eles não ficam naquele mela-mela típico dos romances modernos, mas são um casal apaixonante e vivem doces e intensos momentos.
O livro conseguiu me levar as lágrimas, tamanha a emoção que foi transmitida pelo autor. Eu pude sentir a dor, a alegria, a cumplicidade, e sobretudo, a esperança na narrativa de Ben Sherwood. Foi produzido um filme sobre a obra pelos Estúdios Universal Pictures, com o Zac Efron no elenco, vivendo o papel de Charlie. O filme é bom, porém, não se equipara ao livro. Assim como em diversas adaptações literárias para o cinema, muitos detalhes não são transferidos para a tela, pelo fato dos produtores julgarem desnecessários. Mas na minha opinião, esses detalhes que foram ocultados na adaptação, eram importantes e essenciais, e tiraram um pouco da magia e emoção do livro.
Fica visível também que o autor fez um excelente trabalho de pesquisa antes de publicar a estória, se aprofundado na religião do espiritismo e na rotina dos cemitérios. Ele chegou ao ponto de trabalhar em um cemitério, para conhecer todo o cronograma dos funcionários e construir personagens bem próximos ao real, conforme consta em um breve relato seu no livro. Recomendo, com certeza!
Nossa amiga, parece lindo... Fiquei emocionada só em ler sua resenha!
ResponderExcluirDeixei para ler depois porque estava precisando de leituras mais animadas, vou recolocar Morte e Vida na pilha ^^
Beijos
Fiz o pedido ,estou esperando chegar!
ResponderExcluirParece bom!
Esse livro deve ser lindo.Ele é uma das minhas metas desse ano.
ResponderExcluirParabéns pela resenha.Está ótima!
Beijos
Jéssica
Vivendo Livros
O livro já está na minha lista de desejos :)
ResponderExcluirEspero poder ler em breve.
Beijos
http://www.giselecarmona.blogspot.com/
Eu já vi esse filme e é lindo,eu chorei vendo,agora quero ler o livro que deve ser mais lindo ainda *-*
ResponderExcluirBeijos
http://vestidoeallstar.blogspot.com/
Pela sua resenha esse livro lembra mto o estilo de Nicholas Sparks
ResponderExcluirde escrever... Ou nao?! Sou fã assumida deste ultimo e estava com
certo receio de ler esse livro por causa do filme... Mas,
depois da sua resenha, vou colocar na minha lista de
livros a ler ainda esse ano!!!!
Parabéns pelo resenha linda e tocante!!!
Um beijo,
Nica
Nessa, você me deixou muito curiosa com o livro. Me deixou com um friozinho na barriga, imaginando o livro fofo e forte. Esses são os estilos de romances da Novo Conceito e eu adoro.
ResponderExcluirAdorei a resenha e me deixou bem curiosa!
Bjs
Cris Sanlim
http://jessicristina.blogspot.com/
Eu ADOREI esse livro! O filme também, muito bom.
ResponderExcluirSem contar que o livro é barato, e da pra comprar tranquilamente. E ainda por cima vale a pena, hehe.
Blog sempre lindo né! Parabéns Nessa.
Beijos,
http://bestherapy.blogspot.com/
Eu achei o livro super emocionante e o tipo de leitura que eu gosto muito.
ResponderExcluirBeijos,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com
Nessa :)
ResponderExcluirEsse livro parece ser muito lindo. Quero ler e depois dessa resenha, ai que eu quero mesmo tirar as minhas conclusões!
Aparece lá no blog :}
Abraços.
Igor Gouveia
http://25conto.blogspot.com/
Eu já li e ameeei também!
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
Abraço...
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.blogspot.com
que bacana, eu sabia que o livro continha uma história muito bonita, mas não sabia que tinha um Dom Sobrenatural, adorei, beijos
ResponderExcluirJá estava curioso para o ler, após essa resenha estou com necessidade vital :) Ótima resenha.
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirAinda não tive a oportunidade de ler
Mas tenho muita vontade e acho nem tão cedo pretendo ver o filme
Quero antes ler...
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Estou ansiosa para ler esse livro.Ótima resenha,Nessa!
ResponderExcluirBjs!
Zilda Mara
Cachola Literária
Oi Nessa, eu estava com receio de comprar este livro e me decepcionar, mais como você sempre me dá ótimas dicas de leitura vou com certeza comprar e ler o livro Morte e Vida de Charlie St. Cloud. Ótima resenha! Bjs!
ResponderExcluirOi, Nessa!!!!
ResponderExcluirJá li esse livro há um tempo, gostei, mas não é exatamente o tipo de leitura que gosto, li mais para expandir, sair um pouco do que leio sempre.
Ótimo post!
bjão***
Uauu, ainda não li o livro, mas a sua resenha tem um toque especial, me emocionou aqui, imagina lendo o livro. Geralmente histórias de amor fraterno me emocionam, talvez porque eu tenha duas irmãs e as amo como nada.
ResponderExcluirAdorei flor, suas resenhas sempre com conteúdo ímpar.
Beijoss
Tela
penseiraliteraria.blogspot.com