Home Editoras Blogs Blogueira Contato

05/11/2011

Resenha: Não Sou Este Tipo de Garota - Siobhan Vivian

O livro Não Sou Este Tipo de Garota, de Siobhan Vivian, nos conta a estória da estudante Natalie. Natalie está cursando o último ano do ensino médio e sempre teve excelentes notas e comportamento exemplar na Academia Ross. Ela se dedica de corpo e alma aos estudos e almeja o posto de presidente do conselho estudantil da escola. Quando não está estudando, está ao lado da sua amiga inseparável Autumn (achei esse nome um pouco estranho, mas tudo bem...).


Há alguns anos atrás, Natalie foi a babá de uma garotinha ingênua e sem malícia. Só que essa garotinha agora tem 14 anos e acaba de ingressar na Academia Ross. Spencer amadureceu bastante e teve uma mudança brusca de comportamento: suas roupas são minusculas, extremamente decotadas, e conforme o seu figurino, ela faz de tudo para chamar a atenção, principalmente dos garotos do colégio. Resumindo: Spencer é a típica piriguete.

Natalie, de alguma forma, se sente responsável por Spencer e faz de tudo para que ela tenha modos um pouco mais adequados. Mas a sua tarefa não será nem um pouco fácil. Ao mesmo tempo em que procura mudar a conduta de Spencer, ela acaba se envolvendo com Connor, jogador de futebol da escola. Os seus sentimentos por ele são genuínos, mas ela acaba colocando arestas e não se entrega ao romance, para não se tornar o "tipo de garota" típico da escola.


O livro de Siobhan Vivian nos fala sobre o período da adolescência, com todos os seus sabores e dissabores, incluindo a sexualidade. Natalie e Spencer possuem condutas bem distintas uma da outra. Enquanto Natalie procura ao máximo se preservar e acaba até se fechando em seu próprio mundo, Spencer não tem medo de ser feliz e extrapola, no sentindo literário da palavra.


No começo da estória, eu achava a Spencer muito fútil, e inconsequente. Mas ao decorrer da trama, ela foi ganhando a minha simpatia, pois provou ser uma pessoa autêntica, amiga e em determinados momentos, até mesmo ponderada. O livro é leve, engraçado e além de ter uma temática bem legal, expressa bem a linguagem e os pensamentos dos jovens.


Acabei voltando no tempo e relembrando os tempos de escola de uma forma gostosa e descontraída. Uma leitura super divertida, envolvente e dinâmica. Recomendo, com certeza!


21 comentários:

  1. Aposto que vou adorar, adoro juvenil, além disso costumo guardar um tempo grande pra ler duma só vez, boa resenha Nessa. Leituras Vivas

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o livro, mas tenho muita curiosidade nele. Adorei a resenha!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa!
    Como sempre eu adorei a resenha!
    Você sempre me deixa curiosa!kkk.
    Super Beijo*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Van, adorei!
    Estou com ele pra ler, e sua resenha me inspirou =D
    Bjo!

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  5. Para falar a verdade nunca tive muito interesse em ler esse livro.Mas,depois de ler essa resenha,mudei de ideia na hora.Livros com temas muito juvenil não me atraem muito,mas vc me passou a certeza que o livro pode ser muito interessante.
    Bjs!

    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  6. Eu tbém li e adorei :D

    Beijo,
    Lariane - Leituras & Devaneios
    www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parace ser bem legal o livro, ainda irei lê-lo ;)

    Bjão;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  8. Oie Nessa, estou louca para ler este livro, é o próximo da minha lista de natal! Amei a resenha
    Tenho um blog literário em inicio e ficaria feliz se pudesse visitar e seguir: www.mybooklit.blogspot.com
    bjos e bom fds

    ResponderExcluir
  9. Eu li e gostei demais! Também recomendo! E é como eu disse a ti pelo twitter, as Spencers da vida muitas vezes são as amigas mais divertidas... =D

    Ô, saudade, né? ^.^'

    Beijitos!

    Steh Pradella - http://o-diario-literario.blogspot.com

    @diarioliterario

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser muito legal, já vi muita gente falando bem dele. A sua resenha ficou ótima! =]

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Esse livros realmente faz jus ao novo selo da NV, a temática realmente leve é um bom livro para se ler quando sua mente esta cheia de pensamentos pesados principalmente sobre escola kk's

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, ganhei o livro sexta-feira.
    Acho que vou gostar muito.
    Parabéns e Sucesso
    http://contodeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Excelente resenha, Van!
    Hehehe, adorei, Spercer "piriguete". Realmente, eu ainda não ensara neste termo pra ela, mas é.

    Apesar de o livro não ter tido a profundidade que eu esperava, eu gostei muito, muito mesmo dele, e desejo colecionar Siobhans na minha estante ^^

    Um dos melhores YA do ano.

    Beijo, Van!

    This Gomez
    Steampink
    Canto e Conto

    ResponderExcluir
  14. É realmente ótimo, não é? :)

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Nessa, tudo bem?

    Gostei bastante desse livro, assim como você, também voltei ao tempo lendo-o!

    Bjus

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  16. Eu já li o livro e curti bastante!
    Parabééns pela resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei do livro, achei que Siobhan soube falar de váárias coisas de adolescentes de um jeito legal, sem passar lição de moral, mas o final, pra mim, foi o que me decepcionou... achei meio corrido demais!
    E que raaaiva passei coma Spencer hahahhaa. Menina muito piriguete, mas fo bem construída, né, afinal era essa a finalidade da autora :)
    Bjs :*
    Isa ~ portal dos livros

    ResponderExcluir
  18. Oi Nessa, eu ainda não li este livro, mas você confirma o que a maioria diz, que o livro é muito bom e bem divertido.
    Linda resenha, bju

    ResponderExcluir
  19. Acredito que não tem como ler "Não sou esse tipo de garota" e não lembrar da nossa época de escola né? As coisas que rolavam, os valores, as visões, a preocupação com os pensamentos dos garotos, enfim, todo aquele mundinho que só os adolescentes é que realmente entendem!
    Eu ainda não li o livro, mas quero muito conferir estas belas páginas que todo mundo fala super bem! =)
    Ah! Te indiquei pra receber um selo/meme, aproveita e passa lá no blog pra conferir ok! Beijinhos e boa semana pra ti! =D

    http://lerepensaresocomecar.blogspot.com/2011/11/parcerias-poemas-memes-3-edicao.html

    ResponderExcluir
  20. Oops, acho que eu mandei o comentário errado... USAHUSA Enfim, eu já li e gostei bastante do livro ainda estou vivendo a época da escola, então não teve muito o que relembrar... haha Beijos,

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  21. Eu simplesmente AMEI esse livro. A história dele é bem clichê, mas independente disso foi um dos livros mais fofinhos que li esse ano!
    Sem contar que a capa dele está linda *-*

    Beijos

    Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com/

    ResponderExcluir