Boa noite pessoal! Conheçam os lançamentos da Editora Pensamento, Cultrix e Seoman para o mês de Março.
CULTRIX
A GALERIA DA FAMA DOS CIENTISTAS MALUCOS - DANIEL H. WILSON E ANNA C. LONGE
Mensurar a inteligência pela insanidade de um indivíduo é algo recorrente no mundo das artes e da ciência há séculos, fato que, inclusive, é muito explorado na construção de personagens do cinema, literatura, desenhos animados e quadrinhos. Também não é difícil encontrar alguém que nunca tenha pensado em como seria o mundo se Super Homem e Lex Luthor fizessem parte da vida real. É este o curioso passeio proposto em A Galeria da Fama dos Cientistas Malucos, obra assinada pelo doutor em robótica, Daniel H. Wilson, e pela psicóloga infantil, Anna C. Long, que chega às livrarias de todo o Brasil pela Editora Cultrix.
Página à página o livro, traduzido no Brasil por Carmen Fisher, oferece um breve resumo da história desses cientistas: origem, relações, ambições, circulos de amizade, curiosidades, experimentos e conquistas, fechando sempre com uma análise psicológica do personagem em questão. Tudo em tom leve, acompanhado por ilustrações de Daniel Heard e dosado de muito bom humor, em um texto claro, embasado e bem escrito.
Nomes geniais
Entre os “pacientes” deste divã, constam Victor Frankenstein, personagem título do romance de Mary Shelley, que, de acordo com a obra, é portador de “sentimentos de inutilidade ou de culpa exacerbada”. Há destaque ainda para o Dr. Evil, inimigo número um de Austin Powers nas telonas, cuja capacidade criativa é equivalente à sua incapacidade de sentir remorso e empatia por qualquer ser humano – exceto seu melhor amigo, que é, na verdade, sua miniatura.
Já no clube dos cientistas reais, vale frisar o nome de Madame Marie Curie, vencedora de dois prêmios Nobel (Física, 1903 – Química, 1911). Entre suas invenções, o sobressalto fica por conta do aparelho de Raio X portátil, utilizado nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial. Outro grande nome da ciência citado na publicação é o Nikola Tesla, dono, nada menos, de 100 patentes - seu trabalho teórico forma as bases dos modernos sistemas de potência elétrica em corrente alternada (AC), incluindo os sistemas de distribuição de energia multifásicos e o motor AC, fundamental na introdução da segunda revolução industrial.
Nascido na Sérvia em 1856, este inventor atuou nos campos da engenharia mecânica e electrotécnica. O livro conta que, aos cinco anos, o garoto já apresentava sinais de genialidade. Ele disse a seu pai que iria controlar a força das águas – inventou uma batedeira de ovos hidráulica. Anos mais tarde, porém, suas faculdades mentais foram colocadas à prova quando disse que estava recebendo mensagens de habitantes de Marte ou Vênus por meio de seu rádio...
Organizado em seis capítulos - Com uma queda para dominar o mundo; Desbravadores Intépidos do grande desconhecido; Estabeleceram contato com extraterrestres; Fizeram experimentos com seres humanos; Morreram em nome da ciência; e Não malucos, mas simplesmentente irados! - o livro ainda reúne nomes como Dr. Julius No (James Bond), Capitão Nemo (Romance de Julio Verne), Dr. Stanley Milgram (QI 158, sendo que a média vai até 110), Auguste Piccard (inventor da cabine pressurizada para vôos de balão), entre tantos outros.
A Galeria da Fama dos Cientistas Malucos conta ainda com um quiz, no qual o leitor pode descobrir se também pode ser considerado um cientista maluco – mais um gancho em que a realidade converge.
PARENTONOMICS - JOSHUA GANS
Estatísticas, incentivos, demandas são terminologias naturais no mundo dos negócios. Mas, como se comportar quando tais termos ultrapassam a esfera da economia e invadem o ambiente da criação dos filhos, por exemplo? É justamente essa a proposta de Parentonomics, novo livro da Editora Cultrix que chega às livrarias em março.
Na obra, o americano Joshua Gans alia a bagagem acumulada como consultor de economia e professor de Gestão da Escola de Negócios da University of Melbourne, às experiências vivenciadas na criação de seus três filhos. O resultado é uma visão crítica e bem humorada da paternidade sob o ponto de vista de um profissional de economia e a ideia de que é possível aplicar, com êxito, lições de gerenciamento econômico na complexa tarefa de educar filhos.
Para o autor, o processo de criação se assemelha bastante à uma negociação, mas a ideia não é envolver os custos monetários e sim, apresentar alternativas de como negociar com as crianças acerca da comida, do déficit do sono, da higienização diária, entre outros temas.
Dividida em sete capítulos, Parentonomics se inicia com um breve comentário sobre o planejamento da chegada dos bebês. O autor avalia como os incentivos dados em países como Estados Unidos às famílias, para que elas antecipem os partos de um ano fiscal para o ano anterior, refletem diretamente na vida dos futuros pais.
A teoria na prática
Gans faz uma avaliação a partir do processo de adaptação dos bebês ao mundo, nos primeiros dias de vida: “A cada meia hora, os recém-nascidos têm a oportunidade de abrir negociações com seus pais. Um dos objetivos de avaliar o cenário por este ponto de vista é justamente fazer com que para a criança, a oferta não valha a pena” – defende o autor. O economista reconhece que com recém-nascidos, a tática não tem efeito, pois eles ainda estão aprendendo a viver fora do útero, a fazer a digestão, entre outros processos. Mas, como compara a tarefa de educar a uma constante negociação, avalia que os gritos de um bebê, por exemplo, funcionam como uma oferta onde o que está em jogo é a atenção, ou seja, a ideia seria: “eu paro de gritar se vocês me derem atenção”.
Um dos exemplos é aplicado à hora do sono. Para o autor, as chances de sucesso nas negociações com o déficit do sono são maiores quando os pais não dão às crianças recompensas por despertar, ou seja, o ideal seria não carregar a criança no colo, da mesma forma que a luz não deve ser acesa e certamente a alimentação não deve entrar em jogo. “É natural que nas primeiras vezes o bebê fique confuso e grite, mas é importante ajeitar as coisas de tal forma que o bebê fique no berço” – comenta.
Outro ponto que remete aos macetes econômicos refere-se à bagunça. Para administrar os problemas provocados pela bagunça das crianças, o autor aplicou no próprio lar ferramentas da macroeconomia. De acordo com Gans, na macroeconomia, é fundamental administrar o ciclo econômico, composto por flutuações constantes: “Em alguns anos a economia está em recessão e em outros, prospera. O mesmo acontece com a bagunça, que não é uma constante. Ela cresce e diminui. A questão não são as peças que compõem a bagunça, mas seu volume total em um dado momento” – comenta o economista. A meta, segundo o autor, é diminuir os momentos de crise, quando há uma oferta excessiva de bagunça e expandir a extensão das coisas positivas.
Leitura interessante com boa dose de humor, Parentonomics oferece uma perspectiva inusitada para aplicar na criação dos filhos que, segundo o autor, mostrou-se muito assertiva em certos momentos como, por exemplo, incentivar as crianças a comer de maneira saudável e em outros, nem tanto como as experiências dos pequenos com a utilização do vaso sanitário.
SEOMAN
127 HORAS - ARON RALSTON
127 Horas, lançamento de março da Editora Seoman, é uma extraordinária história de sobrevivência – o doloroso relato de Aron Ralston, que passou seis dias preso em um dos lugares mais remotos dos Estados Unidos, e como um ato repleto de coragem o trouxe de volta para casa.
Tudo começou com uma caminhada pelo Parque Nacional de Canyonlands, em Utah, na tarde de um sábado quente. Para Aron, um experiente alpinista de vinte e sete anos, um passeio pelo remoto cânion Blue John era uma oportunidade de dar um tempo das escaladas invernais nos difíceis e altos picos do Colorado. Apesar de ter conhecido duas charmosas garotas ao longo do caminho, no começo da tarde já estava sozinho, apenas com a beleza natural do lugar ao seu redor. Às 14h41, ele estava a treze quilômetros de onde havia estacionado, em uma fenda profunda e estreita do cânion, quando desalojou uma rocha de quase meia tonelada que caiu sobre a sua mão direita e o pulso. E, a partir daí, começaram os seis dias mais infernais da vida de Aron.
Com pouca água e comida, sem uma jaqueta para enfrentar as noites geladas, ele lembrou que não havia avisado ninguém para onde estava indo, e essa demora em se soltar poderia ser fatal, já que poderia morrer desidratado ou afogado em uma inundação – ele estava 30 metros abaixo do nível do solo.
Usando sua câmera de vídeo, Aron começou a gravar mensagens de despedida para sua família e amigos, agradecendo a vida cheia de aventuras, esperando que alguém achasse essa gravação com seus últimos dias de vida. Mas na manhã de quinta-feira ele teve uma inspiração divina que poderia resolver o “enigma” da rocha, um extremo e desesperado ato de bravura que salvaria a sua vida. 127 Horas é um inspirado relato escrito de forma brilhante, engraçada e honesta, de como a morte encontra a vida. Uma história que estará para sempre entre os livros clássicos de aventura.
PENSAMENTO:
DEPOIS DO ESCORPIÃO - SAMANTHA MORAES
Perder o marido para outra mulher é algo muito sofrido. Imagine então se essa mulher fosse a ex-garota de programa mais conhecida do Brasil.
Após seis anos de casamento, foi exatamente isso que aconteceu com Samantha Moraes. Seu marido saiu de casa para viver com Bruna Surfistinha e deixou para trás uma esposa arrasada e duas filhas pequenas.
No livro Depois do Escorpião – Uma história de amor, sexo e traição, da Editora Seoman, Samantha Moraes conta sua história desde o início, quando conheceu seu ex-marido aos sete anos de idade. Fala sobre como descobriu a traição através de um fio loiro de cabelo e como está hoje, quando deu a volta por cima e conseguiu se recuperar da separação.
Seu livro é uma verdadeira lição de vida para inspirar outras mulheres que temem passar ou passaram pela mesma situação. E, é também um desabafo bem-humorado de uma mulher batalhadora, bonita e inteligente.
Trecho do livro:
“Nunca vi alguém mudar tão rápido. A cada dia vinha uma novidade, como se meu João estivesse desaparecendo e, no seu lugar, no mesmo corpo, brotasse uma personalidade espinhosa.
João sempre foi um homem caseiro. Era raro sair para baladas. Preferia jantares, não era de dançar. Trabalhava num escritório de direito e cursava faculdade à noite.
Hoje, escrevendo estas memórias, percebo que esses meses em que ele me cobria de presentes, carinho e sexo, coincidiram com os meses em que ele começou a se encontrar com Bruna Surfistinha.
O carro importado que ganhei de presente, na verdade, não era para mim. Mesmo que eu o usasse durante o dia, João sabia que, quando precisasse, poderia pegá-lo para suas novas necessidades de locomoção rápida.”
ESTIMULANDO A ESPIRITUALIDADE NAS CRIANÇAS - DRA. PEGGY JOY JENKINS
Mestre em educação, a Dra. Peggy Joy Jenkins escreveu o livro Estimulando a Espiritualidade nas Crianças, lançamento da Editora Pensamento, com o propósito de ensinar as crianças e fazê-las compreender que o seu mundo não se restringe ao mental, há um lado espiritual.
Para auxiliar pais e educadores a levar esses conceitos às crianças, a autora preparou uma série de lições que podem ser aplicadas em menos de dez minutos, utilizando materiais simples, disponíveis nas casas da maioria das pessoas, como barbantes, potes de vidro, pedaços de papel ou utensílios domésticos. Essas lições estimulam as crianças a desenvolver compaixão, autoconfiança, integridade e gratidão, além de aprender sobre o poder do pensamento e da palavra, a força da imaginação e a sabedoria do coração.
Todos os 62 capítulos, ou lições, contêm uma afirmação, e os conceitos dessas frases são facilmente assimilados pelas crianças através das atividades propostas com o uso dos materiais.
Embora a autora use palavras como Deus, Espírito, Fonte e Criador, elas são utilizadas apenas como estratégia de linguagem. Os pais e educadores podem utilizar as palavras de acordo com os seus próprios conceitos e crenças. Essas palavras representam o que cada pessoa sabe em seu próprio coração.
Fiquei com vontade de ler 120 horas e Depois do Escorpião.
ResponderExcluirVamos ver...
Que legal Déia! Os livros que eu quero ler da Editora Pensamento são Almanaque Wicca e Cartas Para Julieta.
ResponderExcluirBeijos!
adorei saber dos lançamentos amiga
ResponderExcluirbeijos
OMG ... Eu não sabia que 127 tinha livro.
ResponderExcluirTô louca pra ver o filme e agora o livro entrou pra lista tbm *-*
Tbm quero ler Cartas para Julieta.
Bjo
Fico feliz que tenham gostado dos lançamentos meninas! Beijos!
ResponderExcluirMuito bacana os lançamentos, né? Eu gostei, me interessei bastante por 127 horas, parece bem bacana (:
ResponderExcluirBeijos, Vanessa.
This Adorable Thing
nossa, quantos lançamentos, adorei todos! *-*
ResponderExcluir--
hangover at 16
Fico feliz que tenham gostado dos lançamentos meninos!
ResponderExcluirAbraços!
Adorei os lançamentos *__________*
ResponderExcluirBeijos
Fico feliz que tenha gostado dos lançamentos Mari!
ResponderExcluirBeijos!
Oi, segue meu blog que depois te sigo www.surpedolls.blogspot.com
ResponderExcluirOlá! Já estou seguindo o seu blog. Beijos!
ResponderExcluirLegal os lançamentos, tem alguns livros que até me interessaram...
ResponderExcluirBeijoos;*
Naty,
Livres & More
Fico feliz que tenha gostado dos lançamentos Naty!
ResponderExcluirBeijos!