Home Editoras Blogs Blogueira Contato

01/01/2011

RESENHA: A Menina Que Não Sabia Ler - John Harding

O livro A Menina Que Não Sabia Ler, de John Harding, é uma ficção gótica, ao bom estilo de Edgar Allan Poe e Henry James. A trama se passa em 1891 e conta a história de Florence, uma garota de 12 anos que vive com seu irmão caçula Giles, em uma mansão sombria e misteriosa. Florence é órfã e seu passatempo se encontra nos momentos de lazer ao lado do seu irmão e nos livros.

O tio de Florence é o tutor dela e de seu imão, porém, eles nunca o viram pessoalmente e a criação dos meninos ficaram por conta da governanta Sra Grouse, até o momento em que seu tio resolve contratar uma preceptora para cuidar de Giles. Florence se apaixona cada dia mais pelo universo litérário e encontra nos livros o seu refúgio, sua válvula de escape. Tudo muda de figura quando a preceptora de Giles morre acidentalmente e é substituída pela Srta Taylor, que provoca medo e uma espécie de terror em Florence, além do mais pelo forte vínculo dela com seu irmão.

O livro é narrado em 1ª pessoa, com vários detalhes mórbidos. O suspense impera nesse enredo de John Harding de uma forma sensacional. O livro começa morno e cheio de detalhes, e a trama vai esquentando a cada capítulo.

Simplesmente, amei o livro! Achei o máximo a história e todo o desfecho em si, inclusive o final. Um livro envolvente, misterioso e que aguça a curiosidade do leitor a todo instante.

6 comentários:

  1. NOSSA AMIGA GOSTEI MUITO DA SUA RESENHA
    VOU ADICIONAR O LIVRO A MINHA LISTA.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado da resenha Giza! Você não irá se arrepender com o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bah,eu vi esse livro na livraria e pela capa e o nome fiquei com vontade de ler.Agora que li a resenha estou com mais vontade ainda =)
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Vale a pena conferir mesmo Tatah! Ele é muito bom!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Menina, eu já estava curiosa com o livro e com essa resenha fiquei ansiosa aqui, rs.
    Bju

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz que tenha gostado da resenha Nanda! Eu amei o livro! Beijos!

    ResponderExcluir