12/08/2010
RESENHA: Ponto de Impacto - Dan Brown
O livro Ponto de Impacto, de Dan Brown, prende a atenção do leitor do início ao fim. O autor descreve com qualidade cada detalhe dando vida e emoção aos personagens. A história começa com um pesquisador sendo obrigado a passar mensagem e logo depois, sendo atirado de um helicoptéro com seus cães e trenó.
Prosseguindo, vemos o encontro no restaurante do Senador Sexton com sua filha, o seu nervosismo e ansiedade e ao mesmo tempo deixa claro que ele é um homem que faria qualquer coisa para alcançar o seu objetivo: a presidência dos Estados Unidos. O desenrolar da trama é surpreendente! Ficamos conhecendo várias detalhes da NASA, sendo alguns verdadeiros.
Há um ponto no livro que se fala sobre o projeto Magul, do qual até hoje ninguém tinha ouvido falar. Pesquisando na internet sobre este projeto você encontra mais detalhes. Dan Brown é magnífico quando desvenda o suspense e revela a trama.
O leitor chega a ficar nervoso quando descobre quem é o vilão, uma pessoa inescrupulosa, capaz de qualquer coisa para defender a sua instituição, até mesmo quando resulta na morte da própria filha. Uma pessoa que tinha a confiança do presidente e de outros meramente importantes e que passava uma imagem séria e honesta, enfim, quase que impossível de se desconfiar. A filha do presidente é funcionária do governo e cientista, pesquisadora da NASA e revela a população inúmeros detalhes sobre as suas descobertas.
Na geleira Milnes, Raquel Sexton testemunha a retirada de um meteorito que estava cravado no gelo, revelando o espectro de um inseto que indicava ser do espaço e estar muitos anos enterrado ali. Ela e demais cientistas confirmam em rede aberta que o meteorito é verdadeiro, ganhando pontos com a população sobre a NASA e desbancando o candidato a presidência, o seu pai, Senador Sexton, que até então em seus discursos criticava fortemente a NASA. Porém, o meteorito não passa de uma farsa, pois no lugar em que o mesmo foi retirado aparece sinais de plactôns, o que não seria possível se o mesmo fosse legítimo.
Um cientista de sua equipe é encontrado morto logo após ter essa descoberta e Raquel e seus amigos passam a ser perseguidos por armas e aparelhos potentes do governo, em uma fuga implacável. Eles são resgatados e mesmo assim a perseguição continua. As cenas descritas pelo autor dão visibilidade apurada e desperta no leitor sentimentos de raiva e solidariedade com a equipe que é perseguida. Raquel e seus amigos conseguem entrar no barco de um cientista e jornalista e confirmam que o meteorito realmente é falso e envia uma mensagem para Pickering, seu superior.
O ponto alto do livro é quando você descobre quem está por trás dos assassinatos e das perseguições aos cientistas. Os personagens são fictícios, mas os locais descritos na história são verdadeiros.
Um excelente livro!
Postado por
Vanessa Vieira
às
14:57
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário