Home Editoras Blogs Blogueira Contato

23/02/2012

Resenha: O Pacto - Joe Hill

O livro O Pacto, de Joe Hill, nos conta a estória de Ignatius Perrish, conhecido popularmente como Ig. Ig sempre foi uma pessoa de boa índole e que levava uma vida pacata, ao lado de seu irmão Terry, seu melhor amigo Lee e de sua namorada Merrin, a quem ele amava mais do que tudo. 


Só que essa aparente felicidade tem um fim quando Merrin é estuprada e morta, com uma forte pancada na cabeça, e todos os indícios apontam para Ig, ainda mais pelo fato do casal ter tido uma forte briga um dia antes do crime. Todos na cidade acreditam piamente que Ig é o assassino e passam a vê-lo como um monstro, esquecendo da sua personalidade de outrora. Até sua família e seu amigo Lee, não conseguem acreditar na sua inocência, e se afastam dele.


Passa-se um ano após o crime que mexeu com todos na região, e Ig acorda de ressaca, com uma forte enxaqueca. Ao se defrontar com o espelho, ele percebe que chifres estão crescendo em suas têmporas e fica aterrorizado. E o que mais o impressiona é descobrir que quando as pessoas o vêem, acabam revelando todos os seus segredos ocultos, coisas bem cabeludas e muitas vezes, até mesmo nojentas, inimagináveis. 

E a lista daqueles que acabam se confessando com Ig é imensa e curiosa: o médico da cidade, sua atual namorada, Glenna, os seus pais, e até a sua avó, Vera, entre outros. Mas a confissão mais dolorosa é a de seu irmão Terry, que sempre soube quem era o verdadeiro assassino de Merrin, mas nunca pode revelar, até o momento.


O choque de descobrir quem foi o responsável pela morte de Merrin mexe com Ig de uma forma voraz e ele anseia por vingança. Ele se vê sozinho e com sua vida transformada em um inferno, e descobre que mesmo tendo a aparência de um demônio e o interior repleto de fúria, pode ser considerado um anjo perto da pessoa que tirou a vida de sua amada, um ser totalmente desalmado e cruel.


A estória de Ig é norteada por vários sentimentos, entre eles, amor, traição e vingança, mesclados em uma tragédia com traços sobrenaturais. É um tanto surreal saber como Ig sempre foi um homem bom e de coração generoso, e ver o caos que ele se afunda, sendo acusado de um crime que não cometeu, além de ter perdido a mulher de sua vida de uma forma cruel e aterrorizante. Uma tragédia sem proporções... O que choca é quando descobrimos quem é o vilão, o que acontece logo no início do livro, e vemos que ele foi motivado pela mais pura inveja, que por mais que Ig já o tenha ajudado e estendido a mão, ele nunca teve gratidão por ele, e sim um desejo insaciável de tomar posse daquilo que não lhe pertencia...


A narrativa é conduzida tanto no passado quanto no presente, nos revelando os primeiros anos do namoro de Ig com Merrin, suas peripécias juvenis, seu círculo de amizades e relacionamento familiar. A linguagem de Joe Hill é agressiva e traz fortes embates a religião, sobretudo, o Cristianismo. Creio que é necessário ler o livro com a mente bem aberta e frisando bem que o conteúdo é meramente fantasioso, para não se chocar com algumas declarações. No mais, é um livro interessante, com uma estória bem construída e que tem como pano de fundo, o sobrenatural empregado de uma forma bem trágica. Recomendo, com certeza!


27 comentários:

  1. Já li o livro, e também achei legal. Apesar de que em vários momentos o autor parece que se perdeu na história e escreveu coisas desnecessárias.
    Parabéns pela resenha!

    http://livrosempauta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Vanessa,

    Amo esse livro! O Joe Hill é um dos meus autores preferidos.
    Realmente é um livro pra se ler com a mente aberta, afinal não são todos que estão preparados para ouvir que Deus e o diabo trabalham do mesmo lado...

    =)

    ResponderExcluir
  3. Joe Hill sempre consegue ser meio impactante. Não digo sempre, porque as vezes acho, meio que forçado.
    Mas a resenha ficou ótima, como sempre.
    Parabéns!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho o livro, ainda não li, mas esse ano eu leio. Gostei muito da resenha (: .

    Beijos, Juh
    livroseconversas

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha, Vanessa.
    O livro parece ser ótimo.

    Beijos
    =D

    ResponderExcluir
  6. Caramba, o livro me deixou curiosa O.o
    Ótima resenha!!!!

    Beijos!
    Talita Helen
    etcoetra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Vanessa!

    Tenho muita vontade de ler esse livro, acho o tema interessante e depois de ler um outro livro do autor eu fiquei curiosa quanto á esse.

    Parabéns pela resenha :D

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa,

    Sempre ouço falar desse livro, mas ainda não o li. Parece ser bem interessante, estou bastante curiosa para lê-lo.

    Beijos,
    Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia esse livro, a resenha me agradou bastante. Provavelmente vou ler o livro.

    Passa no meu blog? Tem Promoção:
    http://just-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Vanessa, eu não tinha lido nenhuma resenha sobre o livro e gostei bastante, parece uma ótima trama.

    um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  11. eu já li e achei muito interessante, além de ter uma certa crítica e lição de vida, beijos

    ResponderExcluir
  12. Novamente Nessa News nos proporciona mais uma bela resenha...já tinha ouvido falar sobre este livro porem não tive interesse em ler o mesmo, depois desse post vou compra-lo.

    Parabéns Nessa News

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa,
    Tenho alta curiosidade de ler algo desse autor ainda mais depois de ouvir falar que ele seria um "próximo" Stephen King mas confesso que desse livro eu tenho medinho..rsrs..sei lá so por o cara parecer um demonio já não gostei...hahau...estou com a estrada da noite dele também para ler aqui em casa acho que começarei por esse talvez seja um pouco mais leve.
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Ah, confesso que nunca dei muito atenção para esse livro. Porém um tempinho atrás fuçando nos blogs literários vi uma resenha tão incentivadora que acabei me interessando pela estória. Espero em breve ter oportunidade de lê-lo. Parabéns pela resenha:)

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  15. queria ler esse livro e até está nos livros que desejo no skoob, e depois de ler sua resenha, fiquei mais interessada! tomara que eu ganhe na promoção hehehe!
    parabens pela resenha!

    ResponderExcluir
  16. ja queria ler esse livro, e agora depois de ler sua resenha fiquei mais interessada!

    parabens pela resenha!

    ResponderExcluir
  17. Fiquei curiosa, o livro parece ser muito bom, gosto desses livros da Sextante, eles sabem escolher bem o que publicar, e por ser uma editora grande podem divulgar sem medo do que os outros vão pensar, gosto desse tipo de livro.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  18. Nossa amiga parceira amei sua resenha,bem assustador o livro gostei fiquei bem interessada principalmente para saber quem é o assassino.
    Beijocas ótima resenha!!!

    Leituras apaixonantes

    ResponderExcluir
  19. Quero ler.Parece ser muito bom.Agora eu que digo obrigada pela dica.! rsrs.
    Beijos e participando da promoção.!

    ResponderExcluir
  20. Bom eu já li,então não vou participar da promo.
    Bom Domingo.
    Mariana - http://worldoftorivega.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Vanessa!
    O livro parece ter uma história legal, mas não me animo muito com ele..

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela resenha! Li só um livro do Joe Hill e gostei!

    Bjs
    Ale
    Introducing you a Book

    ResponderExcluir
  23. Esse e' exatamente o tipo de livro que eu mais gosto. Tem acao e investigacao de assassinato. Adoro isso!
    Sua resenha ficou muito boa, deu mais vontade ainda de ler esse livro.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Já li , mas não gostei , a história é muito boa ,mas a parte que ele desvairado está sozinho naquela floresta , caverna , não sei, bem me fez passar mal ! Otima resenha Vanessa ! Bjs

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha, parabéns!
    O livro me chamou bastante a atenção. Até então, não o conhecia! '-'

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia o livro, sua resenha me deixou mega curiosa!

    ResponderExcluir
  27. Li A Estrada da Noite e vou confessar que me causou muuuuito mais frio na barriga do que os livros do próprio Stephen King! Além do que, o 'garoto' foi muito bem criado no rock n' roll!, haha.

    Depois da Estrada, fiquei louca para ler O Pacto, tomara que eu tenha oportunidade com a promoção. =)

    ResponderExcluir