Home Editoras Blogs Blogueira Contato

21/08/2019

Resenha: Louca por Você - Fernanda Belém

Edição: 1
Ano: 2011
Gênero: Romance
Páginas: 312
Editora: Novo Século
Classificação: 3,5/5
O livro Louca por Você, da carioca Fernanda Belém, nos traz um romance singelo, permeado de reencontros e redescobertas.  Com personagens jovens e cheios de erros e acertos, a autora sintetiza bem as emoções advindas da paixão e o quanto ela nos faz flutuar sobre tudo e sobre todos. Confesso que algumas das atitudes dos personagens não me agradaram, mas gostei bastante da trama e do coloquialismo do enredo.

Renata imaginava que o que faltava em seu namoro com Rodrigo seria um pouco mais de agito e descontração. A rotina do relacionamento de três anos acabou por ofuscar qualquer tipo de emoção entre os dois, além de acabar até mesmo com a paixão do casal. Enquanto ela tenta mudar o cenário buscando melhorias, nada parece abalar Rodrigo, que se sente extremamente confortável em sua posição. Desesperada com tanta estática, Renata decide remexer no passado em busca de novas emoções.



Para tanto, ela resolve enviar um convite de aniversário para o seu antigo namorado, Vítor, sem saber que isso faria com que o seu mundo virasse de cabeça pra baixo. Renata encontra no ex a adrenalina e  a emoção de que tanto sentia falta, porém tem um problema: Vitor também está comprometido. Entre brigas, confusões, e-mails e mensagens, a jovem vai amadurecendo pouco a pouco e trilhando o seu caminho, em busca da decisão certa.

Louca por Você é um romance bem contemporâneo e com uma linguagem bastante jovem, mesmo tendo protagonistas na casa de seus vinte anos de idade. A história tecida por Fernanda Belém é bem interessante e transcorre em um ritmo agradável, por mais que os personagens tenham deixado um pouco a desejar. Enquanto Renata se permite passar por situações desgastantes e um tanto frustrantes ao lado de Vitor, o rapaz se mostra indeciso e cheio de controvérsias. Narrado em primeira pessoa por Renata, acompanhamos tudo o que se passa em seu coração, bem como os seus sonhos mais profundos.

Renata é uma menina de boa índole, amiga, doce e companheira. Porém, o seu relacionamento está cada vez mais desgastado com Rodrigo, que não percebe o descontentamento da namorada e age de modo bem egoísta. Em busca de novas emoções, ela decide convidar o ex para a sua festa de aniversário e é a partir daí que as confusões se descortinam. Achei extremamente saudável o fato da personagem querer sair da rotina e ir em busca de sua felicidade, mas chega um determinado ponto na história que temos a impressão de que ela trocou  seis por meia dúzia. Vítor não se mantém tão estático e conservador quanto Rodrigo, mas é um cara indeciso, inseguro e que faz Renata sofrer bastante com este seu temperamento.

Além de ser comprometido e de arranjar mil e um motivos para não romper o seu relacionamento, Vitor é praticamente uma massinha de modelar nas mãos de Tatiana. Há momentos em que ele demonstra o quanto gosta de Renata e sente a sua falta, porém, em outros, se isola, some e parece assumir uma dupla identidade. Eu, particularmente, não curto enredos que romantizem a infidelidade, mas procuro entender os dois lados da situação, mas com este personagem isso não ocorreu, pois senti que ele tinha um comodismo gigantesco com este triângulo amoroso e foi empurrando tudo com a barriga até os momentos finais.

Em síntese, Louca por Você é um romance gostoso, repleto de desdobramentos e redescobertas, com uma linguagem bem coloquial e clara. Apesar de não ter me afeiçoado tanto aos personagens pela mescla de comodismo e permissão que os envolve, eu gostei do livro e achei a leitura leve e agradável. A capa é bem bonitinha e condizente com o enredo e a diagramação está favorável, com poucos erros ortográficos. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

7 comentários:

  1. Oiii Nessa

    Uma pena que não houve uma empatia pelos personagens, às vezes parece que falta algo né? Mas fico feliz em saber que a trama é boa e a narrativa da autora é leve e jovial. Achei a capa super fofa

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa
    Faz tempinho que eu li este livro e na época lembro que curti o enredo. Tenho vontade de ler outros livros da autora.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa, fui lendo sua resenha e pensando, "nossa, quanto personagem, estou perdida rsrs"
    Não leria este livro pela temática mesmo, esses draminhas não estão mais me agradando, mas curti a sua resenha e opinião sincera!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  4. mt bacana conhecer esse romance dessa autora brasileira, gosto de intercalar livros mais leves e jovens assim com classicos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa!

    É triste quando lemos uma história e infelizmente não conseguimos nos afeiçoar aos personagens. No meu caso sinto que a minha leitura não anda.

    Não conhecia o livro, mas talvez pelo romance fofo e posso dar uma chance no futuro.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.


    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa,
    Não conhecia o livro e confesso que não me animo a ler, essa coisa do comodismo me deixa um pouco receosa, porque geralmente livros me dão coragem de mudar a minha vida, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, não conhecia o livro e curtir a resenha, gosto muito desse estilo de literatura!

    ResponderExcluir