Home Editoras Blogs Blogueira Contato

06/02/2016

Resenha: O Encontro - Richard Paul Evans

Título original: The Walk
Gênero: Romance
Páginas: 240
Editora: Lua de Papel
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro O Encontro, primeiro volume da série Caminhos, de Richard Paul Evans, nos traz uma história bela e intensa sobre fé, amor, esperança e recomeço. A trama de Richard consegue nos envolver não só devido ao teor de seu enredo como também pela sua narrativa tocante e fluente. Seus personagens são verossímeis e tiveram suas personalidades moldadas pelo poder do amor e também pela ausência do mesmo.

Alan Christoffersen era considerado um homem de sorte. Dono de uma bem-sucedida agência de publicidade e casado com o grande amor de sua vida, McKale, ele desfruta até mesmo de pomposas férias na Europa quando bem entender. Porém, seu mundo desaba. Sua esposa sofre um grave acidente enquanto cavalgava e o sócio da empresa resolve roubá-lo. Para piorar a situação, McKale acaba falecendo.

Arrasado com a perda da mulher que mais amava, traído pelo sócio e com a casa perdida para a hipoteca, Alan se encontra sem saída. Ele pensa em até mesmo desistir da própria vida, mas uma promessa feita à Mckale não permite que ele siga em frente. Então ele sai com uma mochila nas costas em direção ao sul. Durante a sua jornada, Alan faz descobertas incríveis acerca de seus sentimentos, cruza com pessoas fantásticas e tem uma verdadeira experiência espiritual. Acima de tudo, ele encontra dentro de si mesmo algo que nunca mais lhe poderá ser tirado novamente.

O Encontro nos traz uma história incrível e emocionante sobre o amor e a força que nos brota durante as maiores adversidades da vida.  Apesar do livro não possuir um cunho deliberadamente religioso, confesso que a trama me lembrou bastante a história de Jó, presente na Bíblia. Alan é um personagem meramente humano, o que concedeu todo um realismo a trama e sua jornada se mostra algo muito gratificante e edificante. Narrado em primeira pessoa pelo protagonista, de forma intensa e tocante, o livro se mostrou uma excelente leitura e me deixou ávida pela sua sequência.

"Meu nome é Alan Christoffersen. Você não me conhece. Você não faz ideia da distância que caminhei e o que perdi. Mais importante, você não faz ideia do que encontrei."

Alan é um personagem que teve o mundo e o perdeu em um piscar de olhos. Suas perdas não se resumem apenas no campo material - o que seria até mesmo fácil de se superar - mas também no campo sentimental, o que acabou lhe deixando sem chão. Perdido e devastado em sua própria dor, ele não consegue enxergar a luz no final do túnel e só não tenta nada contra a própria vida devido a uma promessa feita à McKale. Inconsolável, ele resolve levar a vida de um mochileiro e decide começar a sua jornada pelo sul do país. Durante este caminho, Alan acaba fazendo grandes descobertas que mudarão a sua vida para sempre e que lhe fortificarão como nunca antes.

"Não sou importante, nem famoso. Não importa. É melhor ser amado por uma pessoa que conhece sua alma do que por milhões que nem têm o número de seu telefone. Eu amei e fui amado com a profundidade que um homem pode esperar, o que me torna uma pessoa de sorte. Isso também significa que sofri. A vida me ensinou que para voar você precisa primeiro aceitar a possibilidade de cair."

Resumidamente, O Encontro é um livro tocante e especial sobre fé, amor, esperança e recomeço. Como disse anteriormente, a jornada de Alan é edificante e consegue comover o leitor, além de lhe trazer uma bela mensagem de vida e superação. Seus personagens são fortes e nos encantam por suas profundas e sábias posturas diante da vida. A capa é muito bonita e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

10 comentários:

  1. como você sabe Nessa ainda não li nenhum livro do Richard, apesar de ter um dos livros dele aqui em casa, a trama parece singela e triste ao mesmo tempo e eu me vi um pouco apaixonada pela trama logo de cara e com a sua resenha me apaixonei ainda mais
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nessa!
    Tenho bastante vontade de ler esse livro, aparenta ser uma história sensível e bonita. Gosto especialmente do protagonista.

    Beijo
    Sofia - Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa, tudo bem?
    Gosto bastante de tramas que desenvolvem bem o personagem, e essa parece ser uma delas.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas | Participe do sorteio de 2 anos do blog!

    ResponderExcluir
  4. Oie Nessa =)

    Li os três livros lançados dessa série no Brasil e amei todos! A história é super sensível e emocionante, do tipo que fica com a gente um bom tempo depois que terminamos a leitura.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa!
    Eu só li um livro desse autor, e não gostei muito da narrativa. É bonita, mas não me conquistou :(
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  6. Livros sobre fé e superação não podem faltar na estante de casa! São indispensáveis para certos momentos da vida :D

    ❥Blog: www.amigadelicada.com

    ResponderExcluir
  7. Gosto de livro assim! Parece ser bem intenso. Eu acho que iri ficar muito emocionada com essa trama. Adorei a resenha e a capa do livro.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Esse livro é muito lindo, e tocante, já li a trilogia e gostei bastante.
    Beijos

    Elidiane
    http://leituraentreamigas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Nessa,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, mas confesso que apesar da sua excelente resenha não me interessei pelo livro...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa, tudo bem?
    Eu não conhecia a série, mas sua resenha me deixou curiosa e com muita vontade de ler. Vou anotar a dica e logo que possível adquirir.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir