Home Editoras Blogs Blogueira Contato

09/03/2012

Resenha: A Jornada - Erin E. Moulton

No livro A Jornada, de Erin E. Moulton, conhecemos a trajetória de Maple Rittle. Ela vem de uma família de três irmãs, sendo Dawn a mais velha e Beetle a caçula.  Sua mãe está grávida e em breve as meninas conhecerão Lily, a caçulinha da família.

"A história começa lá em casa. Na montanha. Cinco quilômetros morro acima em uma rua poeirenta e esburacada, passando pelo pomar de Sr. Benny, logo depois da banca de legumes da Nanny Ann. Estamos no outono, minha estação favorita. E em poucos dias será meu feriado favorito: Halloween. É isso aí, aqui em Canton Creek Turnpike, é tempo de pegar doces e esculpir abóboras."


O que ninguém esperava era que Lily fosse nascer antes da hora. Devido ao seu nascimento prematuro, sua saúde está comprometida, tendo um problema no coração. Maple e sua família ficam extremamente tristes quando recebem a notícia. Só que ela não se dá por vencida e resolve correr atrás de um milagre para salvar a sua irmã.

Reza-se uma lenda acerca da Mulher Sábia, uma senhora que vive nas montanhas, cercada por águas milagrosas, que trazem a cura para diversas enfermidades. Maple decide ir atrás da Mulher Sábia junto com Dawn e Xereta, o cachorro da família, em busca de um milagre. Elas enfrentam uma jornada de muitas aventuras e perigos, contando apenas com um mapa, uma bússola e poucos alimentos. Mas elas não se importam com os percalços: o foco é salvar Lily.


A Jornada nos remete a um cenário mágico, repleto de muita esperança e amor, além de altas aventuras. Me lembrou muito alguns filmes que acompanhei na Sessão da Tarde, repleto dessas mesmas características. A história das irmãs Rittle é extremamente fofa e carismática! Impossível não se apaixonar!


O amor familiar é a peça chave da história, nos mostrando duas irmãs, ainda crianças e ávidas para salvar a caçula da família. Elas não se importam nem mesmo consigo próprias, e com os perigos que podem enfrentar; a vida de Lily está em risco e isso é o mais importante. E elas enfrentam várias adversidades, lutando também pela própria sobrevivência.


Eu me senti fortemente tocada pelo enredo de Erin E. Moulton. Fui criada em uma família maravilhosa e cercada por muito amor, mas que infelizmente não foi tão unida. E presenciar a forte união e amizade entre os membros dos Rittle me emocionaram muito. A escrita também retratou a caça ilegal de animais silvestres, que infelizmente acontece em grande escala nos dias atuais. Cenas de muita crueldade e sofrimento, que mexeram muito comigo.


A diagramação do livro está impecável, assim como a capa. Vale ressaltar também que a borboleta presente na capa tem uma importância fundamental na história, se tornando símbolo de fé, garra e determinação. Um livro ótimo e tocante! Recomendo, com certeza!


21 comentários:

  1. Eu tenho esse livro, ja emprestei para varias pessoas e todo mundo gosta. Mas, eu mesma ainda nao consegui ler. Sao tantos livros que eu tenho pra ler antes.
    Mas a historia parece ser muito comovente.

    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Meuuuu Deuuus que linda resenha Van!!!
    Como tinha falado pra vc pelo twitter, vi varias criticas negativas, a mas sua me convenceu que o livro é bom! Vou tentar ler ele mais pra frente.
    Parabéns
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    O livro parece ser encantador, e emocionante!
    Com certeza deve ser uma leitura inesquecível, já vou marcar como desejado no skoob *-*
    Beijos!

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser realmente muito bom.
    Sou super curiosa para lê-lo.
    Ótima resenha, Vanessa.

    Beijos
    =D

    ResponderExcluir
  5. Oii Nessa, amei a resenha, o livro parece ser lindo com uma pitada de consciência ecologica; to louca pra ler esse livro.
    De uns tempos pra cá eu to me sentindo mais atraída por livros desse gênero.
    Amei a capa, muito linda.

    Beijos Thayná
    escondidosnolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Uma das poucas resenhas positivas, que eu li!
    Agora, admito, fiquei interessado!
    Parabéns pela resenha!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Dizem que esse livro é muito bonito e bom, já tinha lido outras resenhas e nunca nenhuma chamou muito a minha atenção. Mas isso mudou a partir da sua resenha, agora fiquei bastante interessado, eu gosto de livros que nos tocam e deixa refletindo após a leitura,e pelo que li esse parece ser assim.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Owwwwnnn que livro lindo... Eu quero ler
    E é da NC... OMG kkkk
    Amei a resenha... Esses livros são muito bons para ler em uma tarde e se apaixonar pela estória!!! kkk

    Beijus linda
    Lucas. ESCONDIDOS NO LIVRO!!!

    ResponderExcluir
  9. Esse livo realmente parece mágico!Sou doida para lê-lo mas não tive ainda a oportunidade.
    Pretendo lê-lo nesse ano. A resenha ficou linda!
    Acredito que irei me emocionar com essa linda história de amor e fé.
    Bjs!
    Zilda Mara
    @ZildaPeixoto
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  10. OI, Van!
    Eu li o livro e também curti muito, flor. A própria Erin aceitou ser entrevistada no blog e foi super simpática! Foi bom saber que ainda virá seu novo livro, que já foi comprado pela NC *.*

    Amei!!
    Beijos!

    This

    ResponderExcluir
  11. Que resenha linda amiga!

    Quero ler esse livro logo, está na minha lista de desejados..
    Parabéns Nessa
    Beijos ;D

    ResponderExcluir
  12. Adorei Nessa.Sempre trazendo leituras d+,né?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Li resenhas um tanto controversas, mas a sua é encantadora, Nessa! Me despertou uma vontadezinha de lê-lo que eu não tinha antes. hahaha
    Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu já havia lido a sinopse desse livro e no final fiquei muito curiosa para saber o que aconteceu com a mãe das maninas.Parabéns!
    Bjos Fabi

    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Van, parabéns pela resenha!
    Estou louca pra ler esse livro, sempre ouço falarem super bem dele! *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Nessa!
    A Jornada é uma viagem bem diferenciada, aventura curtida pelas irmãs, crianças ainda e que extrapolam o imaginário, mas é bem divertida.
    Gostei da resenha clara e realista, parabéns!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá Vanessa!
    Eu adoro esse livro, ainda não tive a oportunidade de ler, mas sempre falam que é bom! A resenha está maravilhosa, só me deixou mais ansiosa para ler o livro!
    Beijinhos - Bia

    ResponderExcluir
  18. Já tinha lindo resenhas sobre o livro.
    Ele já está na minha lista dos desejado no skoob.
    quero muito ler e te-lo para mim ;)
    Bjs
    http://mahzinhasantana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Faz algum tempo que estou interessada nesse livro, agora com a sua resenha então fiquei ainda mais curiosa! Parece ser um livro exatamente como eu gosto, com personagens e história tocante, né? Adorei!

    ResponderExcluir
  20. Que resenha linda !! Estou querendo ler esse livro há algum tempo, e resenhas como esta, só fazem aumentar minhas expectativas com relação ao livro. Minha família também não é lá..muito unida..rs.. o que torna a história ainda mais emocionante. Bem legal, estou louca para ler. A propósito, estou participando da promo no blog.Tomara que eu ganhe..rsrs
    Beijos, lindinha, adorei o blog e as resenhas !!

    ResponderExcluir
  21. Eu também gostei muito da capa, bom saber que ela tem elementos que são tão importantes no desenrolar da história. Adoro sagas, com suas dificuldades e superação, tenho certeza de que vou gostar desse livro.

    ResponderExcluir