Home Editoras Blogs Blogueira Contato

01/08/2011

Resenha: Destino - Ally Condie

Título original: Matched
Gênero: Romance/Distopia
Páginas: 240
Editora: Suma de Letras
Classificação: 5/5
O livro Destino, de Ally Condie, nos conta a história da adolescente Cassia, de 17 anos. Cassia e sua família vivem em uma Sociedade onde tudo que acontece é feito por esse sistema, desde onde morar, comer, trabalhar, que tipo de diversões você pode e não deve ter, com quem você irá se casar, e até mesmo, quando você irá morrer, que acontece na casa dos 80 anos. Como Cassia acaba de completar 17 anos, ela participa do Banquete do Par, um evento no qual ficará conhecendo quem será o seu namorado e futuro marido.

Ela está deslumbrante em um vestido verde ( que a Sociedade também escolheu) e ansiosa para conhecer o seu Par e se surpreende quando descobre que ele é Xander, o seu melhor amigo. Ela fica muito feliz com a notícia e tudo corre às mil maravilhas, até que algo modifica o seu destino para sempre. Ela visualiza na tela do seu microcartão, que o seu Par não é Xander, e sim Ky, e fica assustada e sem nenhuma resposta.

As dúvidas de Cassia só tendem a crescer, e um triângulo amoroso se forma entre ela, Xander e Ky. Os seus questionamentos não agradam à Sociedade, que passam a vigiá-la e cercá-la de cuidados durante todo o tempo. E muitos segredos vêm à tona...

Um livro superinteressante, direto e com uma temática bem original. Será que conseguiríamos viver dentro dos padrões determinados por uma Sociedade, sem ter o livre arbítrio ou qualquer outra opção de escolha, porém, isentos de qualquer tipo de doença e vivendo em total plenitude? Seria um bom preço à se pagar?

Enfim, me questionei com essa tese durante a leitura do livro e cheguei à conclusão de que eu não conseguiria viver assim. Viver em uma bolha, tendo a minha vida controlada como que por manipulação genética e tendo um conhecimento super limitado (de apenas 100 livros, 100 músicas, 100 filmes, 100 poemas), não faria sentido e me podaria por completo. E Cassia, com o passar do tempo, percebe que tem muito para aprender e conhecer, universos para desvendar e também não se conforma com esse estilo de vida.

A escrita de Ally Condie é bem inteligente e vai direto ao ponto. Um livro bem conclusivo e com um tema extraordinário! Recomendo a todos!


5 comentários:

  1. Ainda não li esse livro, mas quero muito l~e-lo, parece ser excelente!

    Tem meme para vc no blog: http://naty-justbooks.blogspot.com/2011/08/meme-literario-2.html

    Beijoos;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler o livro, mas tenho a impressão de que me sentiria "sufocada" com a leitura, pelo fato de viverem numa sociedade tão fechada. Acho que, como você, eu também não conseguiria viver assim!
    Gosto de livros que me fazem refletir!
    Espero poder lê-lo logo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Terminei de ler esse livro recentemente e apesar de ter toda uma psicologia envolvida por trás da história de ser controlada por uma Sociedade e tal, eu achei o livro meio sem graça. Tipo, não é aquele livro que preeende a pessoa, sabe? Gostei, mas não ADOREI! Achei a narrativa um pouco cansativa. Cassia pensava demais, falava pouco e fazia menos ainda, mas em geral, é um livro bom (:

    Kaká xxx

    ResponderExcluir
  4. Ganhei esse livro em uma promoção da Suma de Letras, mais ainda não chegou.
    Assim que chegar vou devorá-lo. hahaha
    Beijinhos.
    Gabi - Meninas e seus Livros...
    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha flor! Estou louca pra ler Destino! o/

    ResponderExcluir