Home Editoras Blogs Blogueira Contato

18/07/2011

ENTREVISTA: Eliane Quintella, autora de Pacto Secreto

Olá pessoal! A escritora Eliane Quintella, autora do livro Pacto Secreto, concedeu uma entrevista exclusiva ao blog Nessa News. Confiram!


SOBRE A AUTORA:


Eliane Quintella começou a escrever ainda criança para o jornal do bairro em que morava. 


Em sua infância era conhecida entre seus colegas pelas redações que escrevia. Quem estudou com ela no ginásio lembra-se de suas redações. Naquela época, ela já tinha certeza de que queria passar toda sua vida escrevendo. A vida seguiu. Formou-se em Direito, trabalhou, fez mestrado, trabalhou, fez cursos, trabalhou e nunca deixou de escrever. Até que um dia viu-se em casa com o punho quebrado, por um mês inteiro. Era sua grande chance.

Escreveria um livro. E, foi assim que animada começou o projeto do seu primeiro livro. E o que vocês têm em mão é um pedaço do seu sonho, pois ele é ainda maior e repleto de livros.


ENTREVISTA:


Como surgiu a ideia de se tornar escritora? Desde que eu me conheço por gente eu queria ser escritora. Eu realmente não me lembro de um momento em que eu já não quisesse escrever. Assim que eu aprendi a ler, eu passei a devorar livros à noite. Lembro que minha mãe me colocava para dormir cedo, também eu era novinha devia ter uns seis/sete anos, então eu ficava quietinha, não dizia nada, mas ligava a luz do abajur e devorava os livros infantis que levava para ler, normalmente eram uns sete por noite, como eram curtinhos eu dava conta com facilidade. Ainda lembro que tinha um caderninho de poesias e contos que eu escrevia e que eu carregava comigo de cima para baixo! Desde esse momento, eu sabia que eu queria passar minha vida escrevendo. E fiz isso realmente, mas agora resolvi escrever profissionalmente.


Qual foi a sua inspiração para escrever Pacto Secreto? A minha inspiração também vem da minha infância. Meu pai adorava filmes de suspense e terror e, apesar de muito criança, eu era sua companheira nessas horas. Isso pode parecer um pouco não convencional, já que eu era bem nova, mas eu garanto que eu me divertia muito e guardo essas memórias até hoje com o maior carinho. Assisti a filmes clássicos como Um corpo que cai, Janela Indiscreta, O Retrato de Dorian Gray, A Profecia, entre outros. Esse prazer que ganhei assistindo a esses filmes fez com que eu passasse a procurar livros do mesmo gênero (afinal eu adorava ler!), por isso minha adolescência toda foi recheada de muitos livros da grande Rainha do Crime, Agatha Christie. Acho que toda essa influência fez com que naturalmente eu buscasse no meu primeiro livro tratar de um assunto que tivesse suspense e sobrenatural, assim escrever sobre o pacto com o diabo, me pareceu uma ideia incrível e fui atrás.


Você enfrentou muitas dificuldades para publicar o seu livro? A ansiedade é a maior dificuldade do escritor. Mandei meu livro para várias Editoras, seguindo suas regras é claro, e as respostas custaram a vir. A primeira que respondeu positivamente foi a Novo Século. É claro que eu fechei de cara o contrato.


Quais são os seus autores favoritos? Essa pergunta é difícil, todos contribuem tanto e de cada forma diferente! Mas eu adoro o jeito com que a Clarice Lispector escrevia seus livros e contos. Adoro as tramas da Agatha Christie. Adoro a filosofia contida nos livros de Ayn Rand. Também me divirto e acho realmente maravilhosa a forma com que Nelson Rodrigues escreve; é realmente fantástica sob o ponto de vista psicológico e ao mesmo tempo a história é trágica e hilária, uma mistura sensacional. Teve um conto do Machado de Assis que me chamou muitíssimo a atenção pela genialidade psicológica e que se chama A causa secreta.  Também gosto muito de escritores que não são de ficção como Nietzsche, Maquiavel e Adriano Camargo Monteiro. 


Quais são os seus livros prediletos? Essa pergunta também é bem difícil. Bem, eu adorei A Revolta de Atlas que acabei de ler agora. Adorei Laços de Família da Clarice. Amo o Pequeno Príncipe, que tem um conteúdo impressionante, apesar de aparentemente ser um livro infantil. Adorei Os dez negrinhos da Agatha Christie. O óbvio ululante e A vida como ela é do Nelson Rodrigues. E certamente já me encantei e me encantarei com muitos outros livros. 


Você tem alguma influência musical? Eu sou fã do Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Caetano e Tom Jobim e seus intérpretes, Elis, Maria Bethânia, Gal Costa, Miucha e por aí vai. Também gosto do Cazuza, Legião Urbana, Cássia Eller, Marisa Monte, para citar os músicos mais recentes, por assim dizer. Gosto muito de todos eles pela poesia fantástica que cada letra possui. Eu também adoro ópera, tanto que minha música favorita é O mio babbino caro do Puccini, mas há outras fantásticas e emocionantes como da ópera Cavalleria Rusticana - Intermezzo, Nessum Dorma da ópera Turandot e tantas outras músicas magníficas. Gosto também de tango pela tristeza e tragédia de suas canções. Gosto muitíssimo das músicas do Cole Porter, tanto que elas aparecem no meu segundo livro, Prazer Secreto, logo no primeiro capítulo, já publicado no blog do meu livro (http://pactosecreto.wordpress.com). E também curto um rock, vou novamente com os mais clássicos como Rolling Stones. A música Sympathy for the devil é incrível!


Nos conte um pouquinho sobre os próximos volumes da série Pacto Secreto. Como eu disse eu já publiquei o primeiro capítulo do Prazer Secreto no blog do meu livro. A saga continua para desvendar alguns mistérios que o leitor aguarda, como, por exemplo, o que realmente é o pacto com o diabo, como é a Ordem Satânica, quais seus valores, como são seus líderes, entre outros mistérios que o leitor nem imagina! A história vai esquentar, eu garanto!


Quais são os seus projetos futuros? Publicar a saga completa da Valentina e escrever muitos outros livro! Ideias não faltam!


Deixe um recado para os seguidores do Nessa News. Eu gostaria de agradecer a você, Vanessa, pela excelente parceria e agradecer ao seus seguidores pela calorosa participação. 


5 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista, adorei!
    A Eliane é uma fofa e adorei as respostas dela!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Cada entrevista que vejo da Eliane, gosto ainda mais de seu trabalho e a admiro mais e mais. Alias, cada entrevista conheço algo novo, e isso é tão... bom. Parabéns pela entrevista.

    Ricardo (www.overshock.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista, e parabéns!
    Pelas respostas dela, ela deve ser muito fofa!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ah ela é uma fofa e o livro é Magnífico estou ansiosa por Prazer Secreto e ainda mais depois que li o Primeiro Capitulo

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa :)

    Obrigada pelo comentario *-*
    Flor, adoorei a entrevista!

    Eu tenho vontade de ler o livro da Eliane, mas sei lá, tenho medo hahaha

    Beeijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir